São perto de 42 por cento os portugueses com acesso à Internet que dizem utilizar a telefonia sobre IP (VoIP) para comunicar com os seus familiares e amigos, segundo uma análise da Multidados. Destes 22,5 por cento recorrem ao Skype há menos de três meses.



A principal vantagem para telefonar pela Internet é o facto de ser grátis para utilizadores do mesmo programa, dizem 38,8 por cento dos inquiridos. Já 18,5 por cento apontam como principal desvantagem dos serviços de telefonia IP oferecidos a exigência do computador.



A análise da Multidados, que pretendeu distinguir os hábitos do consumidor na área das telecomunicações, revela ainda que 46,7 por cento dos internautas mantém mais do que um telemóvel. Entre os 53,3 por cento inquiridos que dizem ter apenas um telemóvel, 23,4 por cento estão ligados à rede da TMN, 13,6 por cento à Vodafone e 10,3 por cento à Optimus.



Os clientes da Vodafone são os que se mostram mais satisfeitos com os serviços prestados, com 8,8 por cento a revelar-se "muito satisfeito", quando a mesma classificação é atribuída por 7,1 por cento dos clientes da TMN e 5,9 por cento dos clientes à Optimus.



A análise da Multidados mostra ainda que a maioria dos portugueses usa o telemóvel por motivos pessoais e profissionais (54,5%), quando só 3,6 por cento aponta para uma utilização estritamente profissional. São 19,9 por cento os portugueses que indicam enviar, em média, entre seis a dez SMS por semana.



Os resultados têm por base uma sondagem efectuada online, nos dias 29 e 30 de Março de 2006, a 1000 utilizadores da Internet em Portugal, dos quais, 49,9 por cento são do sexo feminino, 35,3 por cento são estudantes, 35,6 por cento têm idades compreendidas entre os 26 e os 35 anos e 22,6 por cento são quadros superiores/médios.

Notícias Relacionadas:

2006-03-06 - Anacom cria gama de numeração para serviço VoIP mas permite uso de números geográficos
2006-01-30 - Factura telefónica pode baixar drasticamente com recurso à Voz sobre IP

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.