
A investigação à Google por práticas anticoncorrenciais no mercado europeu pode estar prestes a terminar. O comissário europeu Joaquín Almunia promete um desfecho "dentro de semanas" para a investigação que se iniciou em 2010.
O responsável pela área da concorrência considerou a investigação como importante, mas também fez questão de lembrar que não pode durar para sempre. "Estamos nas semanas decisivas", referiu em entrevista à Bloomberg.
Recentemente a Google submeteu um novo conjunto de compromissos que têm como objetivo endereçar as preocupações levantadas pela UE e por algumas empresas concorrentes. E são as novas propostas que vão ditar a possibilidade de haver uma acusação formal por parte dos reguladores europeus.
Se as propostas forem aceites pela UE e pelos concorrentes, num teste de mercado, a Google consegue evitar uma acusação por práticas anticoncorrenciais - cenário que acabaria por coincidir com a investigação semelhante que foi realizada nos EUA.
Caso contrário a União Europeia vai enviar uma declaração de objeções às práticas da gigante dos motores de busca, situação que marcaria o início da acusação formal de práticas antitrust. Neste caso o cenário de ser aplicada uma multa milionária à Google ganharia contornos mais prováveis.
Um porta-voz da gigante norte-americana declarou que a Google está convencida de que as últimas propostas endereçam as preocupações levantadas pela UE. A empresa de Mountain View entregou uma primeira proposta em abril deste ano, medidas que foram consideradas insuficientes pelos reguladores da concorrência.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
ColorSlurp: Não encontra a cor certa? Esta app dá uma ajuda nos projetos criativos -
Site do dia
Encontre o tipo de letra ideal para os seus projetos online com a Free Faces -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários