Pela primeira vez foram vendidos mais smartphones do que telemóveis básicos em Portugal. O feito foi alcançado no segundo trimestre do ano, período de tempo em que foram comercializados no mercado nacional cerca de 1,04 milhões de telemóveis, básicos e inteligentes.

Em comparação com igual período do ano passado o mercado contraiu 3% e a queda só não foi maior porque o segmento dos smartphones subiu 25%. Os dados são do estudo IDC European Mobile Phone Tracker e revelam que foram vendidos 570 mil smartphones.

“Esta tendência continuará a acentuar-se nos próximos trimestres, uma vez que a aposta dos fabricantes continuará a ser em telefones a preços baixos, com o sistema operativo Android, mas com uma superior experiência de utilização”, refere em comunicado o diretor europeu de pesquisa da área de telefones móveis da IDC.

O sistema operativo móvel da Google atingiu no segundo trimestre do ano uma quota de 82% em Portugal, sendo de longe o software mais popular entre smartphones.

A nível de fabricantes é a Samsung quem domina, ao ter garantido 36% de quota de mercado dos smartphones. Mas nos telemóveis básicos a tecnológica sul-coreana perdeu a primeira posição para a Nokia. A linha de telemóveis de baixo custo Asha é a grande responsável por esta alteração a nível nacional, considera a consultora.

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A IDC diz ainda que entre abril e junho a Apple, a LG e a Sony destacaram-se das restantes fabricantes na venda de smartphones. “A Apple tem vindo a acentuar as ações comerciais no mercado português, a LG oferece um portefólio de produtos mais coerente a preços mais competitivos e a Sony aposta num oferta integrada de produtos e serviços que atrai os operadores móveis e os consumidores”, são as razões apontadas pela empresa de análise.

Na tabela que representa todas as vendas de telemóveis do segundo trimestre, novo destaque para a LG com um crescimento acima dos 250%.

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