A semana começou muito bem para a Amazon, que fechou o dia com uma valorização de 8% das suas ações no mercado. Essa subida representou uma entrada no cofre pessoal do líder da empresa, Jeff Bezos, de 13 mil milhões de dólares num único dia. Essa soma é considerada a maior subida diária de sempre no que diz respeito às fortunas do grupo dos “bilionários”, dos mais ricos do mundo, segundo a base de dados da Bloomberg, criada em 2012.

tek jeff bezos
Evolução da fortuna de Jeff Bezos, o líder da Amazon. (C) Bloomberg

A Amazon tem vindo a beneficiar do otimismo relacionado com e-shopping, impulsionado pela vasta procura durante o isolamento relativo à pandemia de COVID-19. A empresa é uma das mais confiáveis para as compras online, tendo inclusivamente valorizado 73% este ano.

Jeff Bezos é atualmente o homem mais rico do mundo, com a sua fortuna a ser avaliada, no final de maio, em 172 mil milhões de dólares, valendo-lhe um novo recorde. Marca anterior que era detida pelo próprio, quando em setembro de 2018 registava 167,7 mil milhões de dólares no seu saldo bancário. E isto antes do divórcio com a sua esposa MacKenzie. A própria também beneficiou com a valorização da Amazon, tendo amealhado 4,6 mil milhões de dólares no mesmo dia. Atualmente é a 13ª pessoa mais rica do mundo.

Segundo as contas da Bloomberg, apesar da entrada dos Estados Unidos na maior crise económica desde a Grande Depressão, a sua fortuna pessoal vale mais que a avaliação de grandes empresas como a Nike e a McDonalds. Em baixo pode ver o que poderia comprar com a fortuna de Jeff Bezos.

tek jeff bezos
(C) Bloomberg