Devido ao facto de atraírem um grande leque de clientes e de impulsionarem o crescimento do tráfego de rede, os jogos online prometem aumentar os lucros e deverão tornar-se numa das principais apostas nos planos das operadoras de comunicações móveis, refere um novo estudo da Frost & Sullivan, empresa de análise e consultoria da indústria tecnológica.



Intitulado World Mobile Gaming Markets, o documento indica que este sector dos jogos online em equipamentos móveis gerou no ano passado um total de receitas no valor de 436,4 milhões de dólares (444,5 milhões de euros). Mas os analistas da Frost & Sullivan prevêem que as receitas totais aumentem para 9,34 mil milhões de dólares (9,51 mil milhões de euros) em 2008, graças ao franco crescimento dos jogos móveis pela Internet.



Avisam, no entanto, que para que este sector atinja todo o seu potencial, os participantes do mercado terão que implementar sistemas de micro-pagamentos. Dado que os consumidores receiam efectuar pagamentos online com cartões de crédito para serviços móveis, as operadoras de redes de comunicações terão que utilizam técnicas de pagamento em nome de outros (BOHO) para recolher receitas de fornecedores de conteúdos.



Até que estes sistemas seguros estejam instalados, é provável que os consumidores se mantenham afastados dos jogos online. Será preciso que as operadoras os convençam a pagar para jogar. Muitos fornecedores de conteúdos da Internet demonstraram a dificuldade que existe em persuadir os utilizadores a pagarem por informação e serviços de entretenimento.



Desde o lançamento dos primeiros serviços de Internet móvel que as operadoras de rede tiveram que oferecer gratuitamente conteúdos, tendo os clientes que pagar apenas o custo da ligação. Agora, para convencer os utilizadores a pagarem por conteúdos, estas empresas terão que torná-los atraentes e facilitar o seu pagamento.


Notícias Relacionadas:

2002-06-03 - Produtoras de hardware e software unem-se para estabelecer padrões

2001-07-04 - Quatro fabricantes de telemóveis vão desenvolver jogos móveis

2001-01-31 - NTT DoCoMo e Sony desenvolvem jogos online para telemóveis