Aos 17 anos de idade Nick D'Aloisio já não é um adolescente como os outros. Além de ser o principal responsável pela aplicação agregadora de notícias Summly, o adolescente vendeu a start-up à gigante norte-americana Yahoo! por 30 milhões de dólares.

O valor é avançado pelo AllThingsD que cita fontes anónimas relacionadas com o negócio, mas olhando para o percurso do empresário de tenra idade, o valor acaba por não surpreender. Quando tinha 15 anos o jovem conseguiu uma ronda de financiamento no valor de 300 mil dólares e passado um ano conseguiu mais 1,2 milhões de dólares financiados por personalidades como o cofundador da Zynga Mark Pincus.

O Summly, apenas disponível para iOS, é um agregador de notícias que pode ser personalizado pelos utilizadores em separadores e por cores, que tornam o acesso aos conteúdos mais intuitivo. Ao todo, a aplicação já terá suportado a criação de 90 milhões de "sumários", valor de utilização que atraiu a atenção da Yahoo! que tem comprado vários serviços na tentiva de reforçar o seu portfólio móvel.

Do lado de Nick D'Aloisio, além do valor da proposta, a oportunidade de trabalhar com Marissa Mayer foi um dos fatores que jogaram a favor do negócio. Desde que a atual diretora executiva assumiu os comandos da gigante norte-americana que a empresa tem registado uma performance positiva na bolsa de valores e junto dos investidores.

A aplicação desenvolvida por Nick D'Aloisio já não está disponível para download e vai ser trabalhada nos próximos tempos pela sua equipa e pelos técnicos da Yahoo! para que possa fazer parte da oferta de software móveis da tecnológica norte-americana nos próximos meses.

Segundo avança a Reuters, a Yahoo! vai usar a tecnologia de agregação, indexação e distribuição de conteúdos do adolescente para conseguir reforçar o setor das notícias, meteorologia e finanças, áreas onde a empresa ainda tem uma presença significativa no mercado.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico