A exportação de tecnologia para países de língua oficial portuguesa é um dos objectivos de desenvolvimento da Jurinfor, que agora deu o primeiro passo através de uma parceria com a Pandora BOX para a disponibilização de um website de acesso à legislação moçambicana. O LexMozambique junta a tecnologia da Jurinfor com os conteúdos da Pandora BOX, que oferece já no mercado moçambicano um CD-ROM de informação jurídica.



Helena Marcos, directora de marketing da Jurinfor, explicou que este projecto do LexMozambique não está centrado apenas na venda de tecnologia, mas também na cooperação para o desenvolvimento de conhecimento e informação legal naquele país. O LexMozambique tem um orçamento global de meio milhão de euros e conta com o apoio do Projecto DANIDA de Apoio ao Sector Legal e do Centro de Formação Jurídica e Judiciária de Moçambique. A expectativa é que o projecto seja viabilizado e auto sustentável ao fim de três anos.



A expansão a futuros mercados de outros países de língua oficial portuguesa far-se-á sempre em parceria com entidades locais que forneçam os conteúdos que funcionam sobre a tecnologia TurboTex da Jurinfor, explica Helena Marcos. A directora de marketing da empresa admite ainda que a Pandora BOX possa vir a usar esta tecnologia também nos CD-ROMs de informação legal que já disponibiliza em Moçambique.



O LexMozambique recebeu já quase 200 inscrições desde a sua apresentação pública no país, realizada no final do mês de Outubro, e a expectativa é de que este número se venha a alargar consideravelmente, confirmou ao TeK Nuno Mendonça, presidente do conselho de administração da Jurinfor.



Fernanda Cabanas, directora da Pandora BOX, admitiu que o mercado em Moçambique tem uma dimensão pequena, mas está a crescer. O LexMozambique dirige-se a todas as instituições do sector legal e instituições públicas, para além de Universidades, empresas de consultadoria, sector financeiro e naturalmente os próprios advogados. Para já Fernanda Cabanas estima que cerca de 50 por cento dos advogados do país já utilizem os CDs disponibilizados pela Pandora BOX.



A oferta do LexMozambique através da Internet é considerada por Fernanda Cabanas como um passo importante para o desenvolvimento do serviço, numa altura em que a infra-estrutura tecnológica se está a solidificar com a oferta de acesso à Internet em velocidades razoáveis em Maputo e nas principais capitais distritais.

Notícias Relacionadas:

2002-11-14 - Jurinfor com mais informação fiscal no portal LexPortugal