Tendo por base os resultados de uma sondagem online efectuada a 878 utilizadores de Internet em Portugal, entre os passados dias 7 e 28 de Março, a Multidados concluiu ter-se verificado um aumento da percentagem de inquiridos com contas de email. No final de Março de 2002, 43 por cento dos inquiridos possuíam duas contas de email, 14 por cento
uma, 22 por cento três, 8 por cento quatro e 13 por cento cinco ou mais, quando em Setembro do ano passado, 26 por cento dos inquiridos afirmava possuir duas contas de email, 25 por cento uma, 24 por cento três, 7 por cento quatro e também 7 por cento cinco ou mais.



Enquanto em Setembro do ano passado 55 por cento dos internautas portugueses inquiridos pela empresa de consultoria e tratamento estatístico de dados afirmava aceder à Net a partir do emprego e somente 35 por cento dos mesmos a partir de casa, no final de Março de 2002 a situação parece ter-se invertido com 51 por cento dos internautas a indicarem que navegam a partir de casa e 39 por cento a referenciarem o trabalho como o local a partir do qual iniciam as suas "viagens" pela Internet.



Os dados mais recentes revelam que 42 por cento dos internautas portugueses inquiridos passam, em média, mais de 15 horas por semana online, sendo os motivos pessoais indicados por 57 por cento. Os resultados do estudo Multidados anterior indicavam que 31,7 por cento dos internautas passavam, em média, mais de 10 horas por semana online, sendo o motivo profissional indicado por 46,7 por cento.



Para alojar as suas contas de email os inquiridos continuam a escolher o Hotmail a nível internacional e o Clix no plano nacional, que reúnem respectivamente, 50,7 por cento e 21,3 por cento das preferências, mas verificou-se que os inquiridos passaram a indicar mais contas de email para além dessas, como a Telepac, o Sapo, o Aeiou, a Netvisão e a Netcabo.



A consulta dessas mesmas contas de email é efectuada mais de quatro vezes ao dia por 34 por cento dos inquiridos, uma vez por dia e 14 por cento duas vezes ao dia. Face a Setembro de 2001, constatou-se que os inquiridos passaram a fazer menos consultas às suas contas de email, talvez resultante do facto de acederem mais à Internet a partir de casa.



Notícias Relacionadas:

2001-09-20 - MultiDados revela estudo sobre correio electrónico