Quando cria um documento em PDF e o corre, se tiver o browser Edge configurado por predefinição para o abrir pode tornar a sua utilização eficaz e intuitiva. A Microsoft e a Adobe anunciaram a continuação dessa parceria, prometendo a servir os 1,4 mil milhões de utilizadores do Windows da experiência Acrobat PDF. A partir de março será lançado uma nova versão nativa no browser Edge, mais moderna e integrada no workflow dos utilizadores, procurando continuar a transformar o trabalho digital.

Entre as novidades, as tecnológicas prometem maior fidelidade de cores e gráficos, assim como performance melhorada, mais segurança no manuseamento dos PDFs e mais acessibilidade. Este último inclui uma melhor seleção de texto e narração em alta voz: melhorias que continuarão a ser gratuitas para os utilizadores.

Adobe PDF e Microsoft

Para utilizadores profissionais, que desejam editar textos e imagens, assim como converter o PDF para outros formatos de ficheiros, haverá um modelo de subscrição da Acrobat. Poderá mesmo utilizar estas funcionalidades de edição diretamente do Edge, através de uma extensão do browser.

A Microsoft indica que, numa era de transformação digital, o browser é um lugar onde as pessoas colaboram, partilham informação e fazem os seus trabalhos na Cloud. Neste caso, ao dotar o Edge com as novas funcionalidades do Acrobat PDF, não precisam de "saltar" para outras aplicações.

A transição para a nova versão do leitor de PDF integrado no Edge, alimentado pelo motor de rendering da Adobe Acrobat vai ocorrer, por fases, a partir de março. Por outro lado, a Microsoft deixa também o alerta de que o sistema atual de integração, o chamado motor “legacy”, vai ser removido em março de 2024.