A Lenovo e a NEC estão em negociações. No centro das conversações entre as duas empresas estará a divisão de PCs da NEC, que poderá em breve passar para as mãos da Lenovo. A informação, que circula na imprensa internacional, ainda não tem confirmação oficial das empresas.



De acordo com a informação publicada, a Lenovo estará interessada em adquirir uma posição maioritária no negócio de PCs da NEC e essa intenção poderá mesmo resultar na aquisição daquela área de negócio. A informação foi primeiro veiculada por algumas publicações japonesas, país de origem da NEC e tem agora eco também na Reuters e no The Wall Street Journal.



A Lenovo é actualmente o quarto maior fabricante de PCs, uma posição que assegurou graças ao mega negócio realizado com a IBM em 2005. As marcas ThinkPad e ThinkCenter, herdadas da IBM, continuam a ser insígnias usadas pela fabricante chinesa ainda hoje.



Se a compra do negócio de PCs da NEC avançar não representará para a Lenovo uma grande conquista em termos de quota de mercado, já que a empresa tem uma posição pouco relevante no que se refere à quota de mercado global.



Contudo, pode traduzir-se num movimento relevante para ganhar espaço no mercado japonês, defendem observadores citados na imprensa internacional.