A Lenovo apresentou os resultados financeiros relativos ao seu ano fiscal de 2023, mantendo um registo de crescimento e superado as expetativas. A fabricante chinesa registou um aumento de quase 10% no quarto trimestre, face ao período homólogo do ano anterior, somando 13,8 mil milhões de dólares.

Os resultados líquidos duplicaram no mesmo período para 248 milhões de dólares, num crescimento de 118%. As receitas não relacionadas com o negócio de PCs representam um histórico máximo de 45%.

Lenovo Contas 2023

A empresa diz que no quarto trimestre, mas no geral do segundo semestre conseguiu aproveitar as oportunidades apresentadas pela inteligência artificial, que ajudou a acelerar o crescimento em todos os seus negócios. A empresa apresentou a sua estratégia de inteligência artificial em outubro de 2023, tendo destacado que desde então lançou a primeira vaga de computadores com capacidades de IA, equipamentos, infraestruturas e soluções inteligentes.

Relativamente aos resultados do ano fiscal, a Lenovo registou receitas de 56,9 mil milhões de dólares, com resultados líquidos de mil milhões de dólares. Desde a segunda metade do ano fiscal, a Lenovo obteve um crescimento de receitas de 6% face ao mesmo período do ano anterior.

Quais são os planos da Lenovo para uma “IA para todos”?
Quais são os planos da Lenovo para uma “IA para todos”?
Ver artigo

A fabricante diz que continua comprometida com o investimento na inovação, ancorando as suas tecnologias à computação e IA, na sua estratégia de Smart AI for All, procurando liderar esta era tecnológica. No seu último ano fiscal, a empresa diz que bateu recordes de investimento em Investigação & Desenvolvimento, com um aumento de 26,2% de funcionários, assim como um gasto de 3,6% das suas receitas.

No que diz respeito ao mercado espanhol, a Lenovo registou uma multiplicação de seis as receitas do quarto trimestre de 2023, alcançando um aumento de 15% para a sua marca Motorola, tendo atualmente uma quota de mercado de 6,2% com base nos números da IDC. Os modelos Edge e Razr aumentaram quatro vezes. Foi salientando o reforço da Motorola no mercado português. O negócio de soluções e serviços da Lenovo registou receitas de 15,3 milhões de dólares, num aumento de 22% no quarto trimestre do ano fiscal.