A LG anunciou recentemente que vai dar início a uma reformulação do seu departamento móvel após constatar o fracasso nas vendas do seu mais recente flagship, o LG G5.

"O anúncio de sexta-feira foi feito porque o último topo de gama da LG Electronics, o G5, falhou em gerar vendas," confirmou um porta-voz da empresa a um jornal coreano. 

De acordo com o Korea Times, a empresa vai realizar uma série de despedimentos nos seus quadros de executivos seniores e repensar a estratégia da marca no altamente competitivo mercado dos smartphones.

No seguimento desta revolução, o departamento vai também perder independência e poder de decisão, com a criação de um escritório de gestão de projetos que deverá, de agora em diante, supervisionar e orientar os trabalhos daquela equipa, desde o desenvolvimento ao marketing.

O escritório deverá ser orientado por Cho Juno, chefe do departamento móvel e chefiado pelo antigo responsável do laboratório de pesquisas do departamento móvel da marca, Oh Hyung-hoon.

Por outro lado, vários analistas de mercado defendem que a redução de custos nos ordenados seria financeiramente essencial para a empresa, numa altura em que o departamento apresentou perdas pelo terceiro trimestre consecutivo. Como justificação do fracasso, muitos apontam a estratégia definida para a comercialização de todo o ecossistema que envolve o telefone. Módulos caros, pouco variados e indisponíveis em alguns dos mercados onde o G5 é comercializado são alguns dos problemas evidenciados e que retiram algum propósito a toda a ideia modular da LG.