Reunidos este fim-de-semana em Londres, dez líderes europeus responsáveis por algumas das mais relevantes empresas europeias na área das TIC manifestaram o seu apoio à forma como a Comissão Europeia desenhou o sucessor do eEurope, o programa i2010, e com as prioridades que este estabelece.



No encontro que reuniu os representantes da indústria, Comissão Europeia e presidência inglesa da União Europeia para discutir as prioridades da Europa na área das TIC e na criação de um economia digital foi assumido um compromisso de cooperação entre todas as partes na implementação da estratégia europeia materializada no i2010.



Neste âmbito os representantes da indústria aceitam cooperar no desenvolvimento de mercados de conteúdos que respeitem os direitos de autor e estimulem um uso legal desses conteúdos, um compromisso que assumirá um carácter mais formal em Maio do próximo ano, altura em que estará pronta uma carta de princípios sobre esta matéria.



Os responsáveis mostraram ainda a sua disponibilidade para cooperar com a CE no esforço de investimento em novas redes de banda larga, aplicações avançadas, novos serviços e na promoção da competitividade através de uma adopção completa do novo quadro regulatório para as comunicações electrónicas.



Fazem ainda parte das prioridades comunitárias com apoio da indústria facilitar o acesso dos utilizadores a conteúdos e serviços através de software seguro e interoperável e investir na investigação aplicada às TIC.



Neste encontro estiveram sobretudo representadas empresas do centro da Eruropa, como os CEOs da BT, BBC, France Telecom, FastWeb, Tele2 e O2, detalha um comunicado oficial.



Notícias Relacionadas:

2005-06-01 - Banda larga no centro da iniciativa i2010 adoptada hoje pela CE