Uma investigação europeia que analisou 369 lojas online de produtos de electrónica de consumo e concluiu que mais de metade - 55 por cento - apresentam irregularidades. Falta de informação sobre os direitos do consumidor, o preço final dos produtos e contactos pouco detalhados do vendedor são as mais graves.

Sessenta e seis por cento dos sites não cumprem todas as normas legais no que se refere à informação disponibilizada sobre direitos do consumidor. A informação é por exemplo escassa em muitos sites no que se refere ao direito que o consumidor tem de cancelar uma encomenda, ou devolvê-la nos primeiros dias a seguir à compra.

Outra informação omitida ou mal explicada com frequência é o direito que assiste a cada consumidor de ver completamente reparado ou substituído um produto avariado ou com defeito durante um período de dois anos. Normalmente o anunciado é um ano de garantia.

"Debruçamo-nos sobre os sites de venda de electrónica de consumo porque sei por experiência própria e pelo volume de queixas que recebemos nos centros da Comissão que estes representam de facto uma área problemática para os consumidores", justifica em comunicado Meglena Kuneva, comissária europeia do consumo.

Os resultados do estudo promovido pela Comissão Europeia vão desencadear acções das autoridades de cada país, que irão contactar as plataformas visadas e solicitar a correcção das falhas detectadas à luz da legislação europeia. Para meados de 2010 fica prometido novo ponto de situação sobre o assunto. As empresas que até lá não corrigirem as falhas sujeitam-se a multas ou a ver fechado o seu site.

Nos sites analisados a CE focou-se em seis dos produtos de electrónica mais populares: câmaras digitais, leitores de música digitais, leitores de DVD, consolas de jogos, telemóveis e computadores.

As vendas online de electrónica de consumo em 2007 na União Europeia atingiram os 6,8 biliões de euros, divulga o organismo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.