As lojas de informática Vobis vão fechar, sendo integradas nos estabelecimentos de venda de eletrodomésticos Worten, que também pertencem ao grupo Sonae. E, de acordo com a Jornal de Negócios, o encerramento acontece já esta semana.

A informação tinha sido avançada a semana passada, pela Exame Informática, que obteve confirmação dos planos junto do diretor de marketing da Vobis e da Worten.

"A integração da Vobis na Worten foi um passo natural", afirmou Nuno Nascimento Rodrigues, num email enviado à revista. A explicar a decisão estará a sobreposição de produtos comercializados pelas duas marcas, uma vez que a Worten também vende artigos de informática e eletrónica.

Entretanto a agência Lusa veio chamar a atenção para o facto de o site da Vobis estar já a reencaminhar os visitantes para o site da Worten. "A Vobis agora é Worten", lê-se na mensagem online.

"A Worten assume todas as responsabilidades da Vobis perante os seus clientes. Tudo o que encontra na Vobis vai continuar a encontrar na Worten", garante o grupo na mensagem publicada na página da empresa.

Segundo explicou o responsável de marketing, alguns dos espaços da Vobis serão alvo de operações de mudança de marca, mantendo os seus quadros de pessoal. Outros serão integrados em lojas Worten. Nestes casos, "a grande maioria dos colaboradores" será recolocada na Worten, Worten Mobile ou outras marcas do grupo. Não detalhou, porém, se haveria lugar a despedimentos.

A Worten assegura atualmente uma rede de 140 lojas em Portugal, tendo já exportado a marca para Espanha, onde conta com 41 lojas - oito das quais em Madrid.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes