A Samsung Electronics encerrou o exercício fiscal de 2009 com um lucro de 9,75 biliões de wons (5,97 mil milhões de euros), valor 75 por cento acima dos resultados líquidos de 2008.

O lucro operacional da empresa cresceu 91,2 por cento em relação ao ano anterior, encerrando 2009 com 10,92 biliões de wons (6,8 mil milhões de euros).

As receitas da tecnológica asiática saldaram-se em 87,8 biliões de wons, mais 23% do que o registado em período homólogo.

O aumento dos preços de alguns dos seus produtos principais e a maior procura por televisores, especialmente nos mercados emergentes justificam, segundo os analistas, os resultados obtidos.

Na comparação trimestral, o lucro da Samsung cresceu para os 3,05 biliões de wons, que comparam com perdas de 20 mil milhões de wons no quarto trimestre de 2008.

No conjunto de 2009, a divisão de semicondutores facturou mais 23 por cento, com o segmento de memórias a crescer 19 por cento em vendas. A facturação de televisores LCD aumentou 11 por cento, embora com um descida de 40 por cento no resultado operacional.

Segundo previsões da própria Samsung, os bons resultados irão manter-se no próximo ano, graças à melhoria das suas principais áreas de negócio, nomeadamente os ecrãs LCD e os telemóveis.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.