Os lucros da LG caíram 87,3 por cento no segundo trimestre deste ano, situando-se nos 108,4 mil milhões de wons (cerca de 71,4 milhões de euros), quando o ano passado pela mesma altura os ganhos ascendiam a 856,4 mil milhões de wons (564,2 milhões de euros).

Na origem da descida dos lucros daquela que é uma das maiores fabricantes mundiais de telemóveis e televisores estará uma quebra nas vendas globais - que caíram 0,2 por cento para os 14,4 biliões de wons (9,5 mil milhões de euros) - e o facto de o negócio de telemóveis da empresa continua "no vermelho".

Os resultados agora apresentados para os três meses terminados em Junho representam o segundo trimestre consecutivo de perdas para a empresa sul coreana, realça a Associated Press, mas já no penúltimo trimestre de 2010, por exemplo, apresentava uma quebra recorde nos lucros de 99,2 por cento - na altura associadas a "perdas severas" no segmento dos smartphones.

A fabricante tem-se debatido com algumas dificuldades em recuperar o "fôlego" na área de telemóveis, enfrentando uma concorrência crescente no volátil mercado dos smartphones. Este trimestre conseguiu finalmente aumentar as vendas neste segmento, considerado vital e onde a estratégia pode passar agora por uma aposta mais forte nos equipamentos com capacidades 3D, como revelou ao TeK o diretor comercial da LG em Portugal.

O negócio móvel terminou o segundo trimestre de 2011 com perdas operacionais de 54 mil milhões de wons (35,6 milhões de euros), o que representa já uma recuperação face aos 119 mil milhões (78,4 milhões de euros) de perdas no período homólogo. As vendas caíram 4,6 por cento, para os 3,25 biliões de wons (2,14 mil milhões de euros).

Foi também registado um "ligeiro aumento" face ao primeiro trimestre deste ano no que respeita número de unidades vendidas, que se saldaram este trimestre nos 24,8 milhões de telemóveis.

Os resultados globais da empresa terão refletido também perdas de 56 mil milhões de wons associadas investimentos em empresas participadas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.