
A crise económica e o abrandamento da procura mundial por telemóveis são as razões apontadas pela Nokia para a queda de 90 por cento dos seus lucros no primeiro trimestre deste ano. A líder mundial terminou Março com lucros de 122 milhões de euros, contra 1,2 mil milhões de euros no mesmo período do ano passado.
As vendas também reflectem o abrandamento fixando-se nos 9,28 mil milhões de dólares, número que representa uma queda de 27 por cento. Nos telemóveis a fabricante conseguiu vendas de 6,2 mil milhões de euros, que representam uma redução de 2 por cento face ao mesmo período do ano passado.
A quota de mercado global da fabricante diminuiu, passando de 39 para 37 por cento. Concorrentes como a Apple e a RIM, detentora do Blackberry, têm conseguido introduzir no mercado modelos de sucesso e pressionado a líder finlandesa.
No comunicado de resultados a Nokia explica que no trimestre anterior conseguiu resultados particularmente positivos no combate ao sucesso dos ecrãs tácteis da concorrência com o Nokia 5800, que conseguiu um lugar relevante entre os 93 milhões de dispositivos vendidos pela empresa no período.
A fabricante mantém a previsão que já tinha apresentado antes e que aponta para um decréscimo do mercado global de telemóveis na ordem dos 10 por cento.
O mercado reagiu positivamente aos resultados apresentados hoje, que ainda assim ficaram acima das previsões dos analistas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários