A Samsung ainda não publicou o relatório de resultados do seu último trimestre fiscal, compreendido entre julho a setembro, mas os analistas não estão a traçar um cenário otimista para a gigante tecnológica. Segundo estimativas da Refinitiv SmartEstimate, que compilou os dados de 22 analistas, os lucros da Samsung deverão cair cerca de 8,3 mil milhões de dólares durante esse período, avança a Reuters.

Os lucros operacionais deverão cair para perto de um terço, para 4,83 mil milhões de dólares, segundo a média de sete estimativas referidas. A Samsung deverá publicar os resultados preliminares na sexta-feira e este ano já viu as suas ações desvalorizar cerca de 30%.

Relativamente ao negócio mobile, as previsões indicam que os seus lucros poderão cair cerca de 17% para 1,99 mil milhões de dólares. Os analistas salientam o lançamento dos novos smartphones dobráveis da fabricante durante o trimestre, o que aumentaram o preço médio da sua oferta.

O analista Kim Yang-jae, da Daol Investment & Securities, refere que houve uma quebra da distribuição de smartphones da empresa em cerca de 11%, no mesmo trimestre, quando comparado com o mesmo período homólogo do ano anterior. Ou seja, os pedidos de distribuição reduziram-se em cerca de 62,6 milhões de smartphones.

A fabricante poderá sofrer as consequências do estado económico global, considerando a subida da inflação, as subidas dos juros bancários, assim como o medo da recessão gerado pela incerteza da guerra na Ucrânia. Esses são os motivos apontados para a retenção de investimento das empresas e claro, dos gastos feitos pelos consumidores.

É referido que marcas como a Samsung estão maioritariamente ligadas à procura. E a empresa é uma das maiores fabricantes de chips, assim como ecrãs para televisores e OLEDs para smartphones, tornando-a bastante sensível ao estado da economia, segundo um dos analistas.

Ao confirmar-se a queda, será a primeira vez que os lucros caem desde o primeiro trimestre de 2020, que correspondeu ao início da pandemia. E será o mais baixo nível de lucros desde o primeiro trimestre de 2021. Até ao último trimestre, a empresa beneficiou da grande procura de equipamentos devido às obrigações das pessoas ficarem em casa devido ao confinamento.