Cerca de quatro meses depois do Governo de José Sócrates tomar posse, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior acaba de designar a primeira direcção da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, substituindo Diogo Vasconcelos que mantinha a direcção interina. A nova equipa é liderada por Luís Magalhães e mantém Anabela Pedroso, que pertencia à anterior coordenação da UMIC.



O novo presidente da UMIC é licenciado em Engenharia Electrotécnica - Telecomunicações e Electrónica pelo IST, tendo obtido os graus académicos de MSc e PhD em Matemática Aplicada pela Brown University (EUA), em 1980 e 1982, com equivalência a Doutor em Matemática pelo IST-UTL em 1983. O currículo na área da Ciência e Tecnologia é vasto, tendo sido presidente da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia entre 1997 e 2002 e ainda Gestor do Programa
Operacional Ciência Tecnologia Inovação, entre 2000 e 2002, entre outros. Nos últimos três anos exerceu actividades de docente no IST.



Graça Simões ocupou igualmente cargos de direcção no anterior governo socialista, nomeadamente como vice-presidente da Fundação para Ciência e a Tecnologia (entre 1997 e 2001). Também Pedro Ferreira já era conhecido da equipa de Mariano Gago, assessorando o Secretário de
Estado para a Ciência e Tecnologia e Ensino Superior na área da Sociedade de Informação e Conhecimento.



Pelo contrário, Manuel Ricou tinha assumido a posição de consultor da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Económico do XVI Governo Constitucional para a área da Inovação,
em especial no apoio à inovação tecnológica ao abrigo do programa PRIME, no Governo PSD de Santana Lopes.



Anabela Pedroso é o único membro que transita da anterior equipa dirigente da UMIC, que integrou desde o início da constituição da Unidade de Missão, como coordenadora. Com carreira na Administração Pública, Anabela Pedroso encabeçou projectos emblemáticos, como o do Portal do Cidadão.

Recorde-se que a UMIC foi constituída em Novembro de 2002 e liderou os projectos para a área da Sociedade e Informação do Governo de Guterres e Santana Lopes como Unidade de Missão. Já em Novembro de 2004 foi anunciada a transformação em Agência mas a queda do Governo de Santana Lopes impediria o desenvolvimento do plano de actividades.

O decreto foi promulgado pelo Presidente da República já depois do Governo ter sido demitido, mantendo-se Diogo Vasconcelos e a equipa de gestão interinamente à frente da Agência.

Quatro meses depois da tomada de posse do novo Governo, a designação de uma nova direcção clarifica uma situação transitória que se arrastou e promete novo impulso para os projectos que a UMIC continua a liderar.

Notícias Relacionadas:

2005-03-31 - UMIC e POS_Conhecimento transitam para tutela de Mariano Gago

2005-01-10 - Transformação da UMIC em Instituto Público promulgada pelo Presidente da República

2004-11-10- UMIC assume nova personalidade jurídica no início de 2005

2002-10-27 - Governo cria novo enquadramento para a Sociedade da Informação