
A Agência Lusa e a RTP assinaram hoje um protocolo para desenvolvimento de uma plataforma electrónica comum. O objectivo passa também por criar uma marca global de informação em português.
A parceria prevê a criação de um espaço online "onde se integrará uma selecção do fio noticioso da RTP e da Lusa e uma base de dados sobre história, instituições, pessoas e eventos da comunidade de falantes de português", estabelece a minuta do protocolo.
Para além dos conteúdos informativos, espera-se que a plataforma sirva de intercâmbio entre aqueles que têm o português como idioma.
A ausência de uma marca global de informação em português que permita competir no mercado informativo com outras línguas e o esforço de consolidação das finanças públicas a que ambas as empresas estão vinculadas por serem do sector empresarial do Estado são duas das razões que motivam o projecto.
De acordo com a informação avançada, a televisão pública e a agência noticiosa articularão o seu trabalho no "fornecimento de conteúdos, gestão de soluções técnicas e de imagem", garantindo o acesso aos seus conteúdos para que estes sejam editados e integrados na plataforma.
O modelo de pagamento será definido de acordo com o valor do trabalho e conteúdo com que cada empresa contribua para o projecto e está também prevista a integração de soluções comerciais acordadas pelas empresas - revertendo as receitas integralmente para o projecto.
No âmbito do acordo ficaram estabelecidas também a partilha de meios de telecomunicação e escritórios de delegados e correspondentes, por exemplo, e o desenvolvimento de parcerias no âmbito da formação profissional na área do jornalismo multimédia.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários