Encerrou o ano de 2022 com um crescimento de 75% e receitas de três milhões de euros, uma taxa de evolução que Vítor Rodrigues, CEO e fundador da Magic Beans, num encontro com jornalistas, assumiu querer manter para este ano, com objetivos de alcançar os cinco milhões de euros de volume de negócios.
Da estratégia da empresa de consultoria em tecnologia para a Cloud para 2023 está igualmente a expansão da internacionalização do negócio. A Magic Beans está diretamente em Portugal, Bélgica e Espanha, tendo iniciado a abertura de operações em Itália, na Suíça e nos Países Baixos. Este é um movimento que irá consolidar-se ao longo deste ano, estando na mesa a abertura de novas operações na Alemanha e na Áustria.
Vítor Rodrigues justificou a aposta nos mercados germânicos com a taxa de adoção de cloud pública, afirmando que se estima que o investimento em transformação digital em período de recessão - uma vez que são mercados que entraram primeiro em recessão - venha a ser superior à média europeia.
A escolha das novas geografias para investimento assenta também em fatores como a proximidade geográfica, uniformidade legislativa e uma estrutura do tecido económico idêntica à do mercado português.
O responsável explicou que ao ser uma empresa “self funded”, a Magic Beans faz primeiro uma prospeção de mercado - com os recursos que tenha a operar próximo, neste caso na Suíça -, contratando depois dois ou três recursos locais para fazer uma segunda fase de testes. Só depois de comprovar que há aceitação de mercado é que passa à abertura de filial.
“Operamos nestes locais todos, mas só temos empresa fiscal em Portugal, em Espanha e na Bélgica. Os outros mercados estão em fase de desenvolvimento”, referiu.
O movimento de expansão poderá vir a tornar-se mais ambicioso, dependendo da evolução dos mercados ao longo de 2023. “Poderemos vir a considerar abrir mais escritórios e/ou operações, mas dado o clima de instabilidade que se vive, dependerá da evolução dos mercados e da economia”.
Metas também passam pelos recursos humanos
Entre as grandes apostas da Magic Beans para este ano está ainda o crescimento da equipa. A empresa tenciona contratar mais 40 a 50 pessoas, “dependendo do comportamento da economia”, num processo que já está “ativamente” em curso. O objetivo é chegar ao final de 2023 com um total de 120 pessoas, revelou Vítor Rodrigues.
O responsável explicou que a equipa é constituída por uma pequena parte de pessoas de back office e cerca de 90% a serem consultores e engenheiros informáticos. “Somos uma organização ágil, muito ‘lean’. Queremos tomar decisões rapidamente e ter a estrutura necessária para conseguirmos operar, suportar o crescimento e, de uma forma segura e compliant, conseguir responder aos pedidos aos nossos clientes”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
SU7 Ultra é o novo carro desportivo da Xiaomi e chega ao mercado em 2025. Preço já foi divulgado -
App do dia
App Abstractly mostra o poder da informação resumida com inteligência artificial -
Site do dia
É esquecido? Faça anotações rápidas em post-its diretamente numa página de internet -
How to TEK
O que é o formato de imagem Webp e como gravar facilmente no computador
Comentários