Isabel dos Santos passou a ser a maior acionista da Zon depois de ter adquirido mais cerca de 5% do capital da empresa, uma quota que juntou aos 10% que já detinha. A empresária adquiriu a participação através da Jadeium, uma empresa de direito holandês que detém.



A informação do negócio foi prestada à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários pela Zon e detalhava que a Jadeium adquiriu 15.200.427 ações, representativas de 4,9% dos direitos de voto da empresa liderada por Rodrigo Costa. Os 10% que a empresária já detinha estão na posse da Kento Holding Limited.



O negócio agora concretizado foi possível graças à alteração de estatutos que os acionistas da Zon aprovaram no início deste ano e confirmaram na assembleia-geral realizada no final do mês passado.



Tal como acontecia com outros acionistas de referência da empresa, a participação da filha do presidente de Angola na Zon, estava até janeiro limitada a 10% dos direitos de voto. Já nessa altura Isabel dos Santos era apontada como uma das interessadas na alteração estatutária e no reforço da participação na Zon, com quem mantém negócios em Angola.



A alteração estatutária da Zon, que permitiu a desblindagem de estatutos, foi no entanto uma proposta de acionistas nacionais: Banco Espírito Santo e Caixa Geral de Depósitos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira