A Google identificou mais 10 mil ofertas falsas de serviços no Google Maps e vai processar a rede que mantinha o esquema. A investigação da empresa descobriu ofertas e negócios falsos, que em muitos casos faziam passar-se por empresas legítimas, mas os contactos publicados não eram os verdadeiros, porque os perfis em questão foram roubados.

Quando os utilizadores fazem o contacto para a empresa anunciada são redirecionados para o negócio fraudulento. Noutros casos as ofertas são publicadas por empresas muito bem classificadas nas avaliações de supostos clientes, mas as avaliações eram falsas.

Os burlões criavam os serviços, publicavam-nos no Google Maps e partilhavam a informação em grupos no Facebook para obter avaliações positivas aleatórios. Esta é uma forma mais fácil de obter esses resultados, escapando aos filtros da Google que tem mecanismos para encontrar padrões em avaliações compradas, quando são feitas por perfis que se dedicam especificamente a esse tipo de negócio.

A empresa conta que descobriu o esquema a partir de uma situação específica - uma empresa do Texas queixou-se que tinha identificado um serralheiro não certificado a oferecer serviços no Google Maps como se fossem da companhia. A investigação permitiu perceber que que isso era apenas a ponta do iceberg e que existia toda uma rede a trabalhar no mesmo tipo de esquema e já identificou um dos membros. O homem identificado e principal alvo do processo, por enquanto, é suspeito de criar e vender perfis empresariais falsos.

O principal objetivo destas ofertas manipuladas é vender serviços com preços acima do mercado, em áreas onde as pessoas que os procuram normalmente acabam por aceitar esse sobrecusto, porque precisam do serviço com urgência. Quando o serviço a informação do preço total não é dada, mas na hora em que o técnico chega ao local o cliente descobre que o valor é mais caro que o anunciado, ou que há taxas adicionais a aplicar. Como precisa do problema resolvido com urgência, o cliente acaba por aceitar.

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A investigação também mostrou que a tática é aplicada a serviços em mercados verticais que a Google chama de “coação”, por causa da pressão que o cliente tem para resolver o problema rapidamente, como serralharia ou reboque de veículos, como explicou a empresa à CBS.

A empresa admite que as avaliações falsas são um problema difícil de resolver, porque os métodos usados para as conseguir sem levantar suspeitas são cada vez mais sofisticados. Alguns cuidados podem ajudar os clientes que procuram empresas bem avaliadas, para contratarem serviços que encontram online.

A Google recomenda por isso que antes de escolher os serviços de uma empresa bem classificada no Google Mapas, o cliente faça algumas verificações. Desde logo pesquisando pelo nome da empresa listada, para confirmar que os detalhes que lhe aparecem no anúncio no Google Maps batem certo com outros registos que possam surgir online, como o site oficial, a morada e o número de telefone. Deve confirmar em detalhe o preço total que vai ser cobrado pelo serviço prestado, verificando se há taxas ou outros sobrecustos que possam vir a ser aplicados.

Deve desconfiar se a empresa lhe pedir mais dados que os necessários ou sugerir modos de pagamento pouco habituais para uma empresa, ou que possam sugerir que o dinheiro não vai para uma conta empresarial. Deve sempre denunciar situações que considere fraudulentas.

Em 2023 a Google bloqueou 12 milhões de ofertas e perfis empresariais falsos, mais um milhão do que no ano anterior. As 10 mil ofertas falsas identificadas no âmbito desta investigação também já foram eliminadas.