Nos últimos dois anos o crescimento médio mensal da utilização do serviço MMS em Portugal tem rondado os 12,8 por cento, indicam os números do Barómetro de Telecomunicações da Marktest. A empresa de estudos de mercado estima que mais de 1,3 milhões de portugueses utiliza o serviço com frequência, o que corresponde a 22 por cento da totalidade de clientes móveis.
A mesma pesquisa refere que, entre o ano de 2003 e 2004, a adesão ao MMS "aumentou mais de sete vezes", justificando a subida da taxa de penetração, sendo que entre Maio de 2004 e 2005 os valores duplicaram.
Relativamente ao comportamento dos utilizadores, o estudo indica que 24,7 por cento dos clientes são do sexo masculino e outros 19,1 por cento pertencem ao sexo feminino. Cerca de 45,6 por cento dos clientes móveis que recorrem a este tipo de mensagens têm entre os 15 e os 19 anos. A segunda faixa etária que regista maiores índices de utilização do serviço é que se situa entre os 20 e 24 anos com 39 por cento.
O Barómetro das Telecomunicações mostra também que a maior taxa de penetração do serviço se concentra na cidade do Porto, com 26,1 por cento dos residentes a usarem o MMS, e que este tipo de mensagens é mais popular nas classes médias e baixas, com 25,3 e 24,2 por cento, respectivamente.
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