Dados de um levantamento efectuado em finais do ano passado pelo Ministério da Educação apontam para a existência de mais de 75 mil computadores nos estabelecimentos de ensino não superior, privado e público, em Portugal.



Em Dezembro de 2001, nas escolas dos 2º, 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário existia em média um computador para cada 18 estudantes, quando no ano anterior o valor era o de um computador para 23 alunos. Entre o tipo de estabelecimentos mencionados é nas escolas secundárias que existe melhor rácio, pois a relação é de 13 alunos para cada computador.



Nas escolas do primeiro ciclo a média ainda deixa algo a desejar uma vez que está disponível apenas um computador para cada 29 crianças, embora o número tenha melhorado bastante face a 2000, altura em que havia apenas um aparelho por 56 alunos.



O Ministério da Educação indica ainda que a incidência de localização destes computadores é mais notada nos laboratórios e nas salas de aula dos estabelecimentos de ensino.



Dos 76 mil computadores instalados nas escolas portuguesas, apenas 53 por cento estão ligados à Internet. No 1º ciclo, a média de estudantes por computador com acesso à Web é de 59 e nos restantes níveis de ensino não superior, o rácio baixa para um terminal por cada 35 alunos.



Segundo Ida Brandão, responsável ligada ao Ministério da Educação através do Programa Nónio, este levantamento junto dos estabelecimentos de ensino portugueses deverá ser completado em breve por um outro que observará a tipologia dos equipamentos utilizados, a existência ou não de periféricos, o software escolhido e a manutenção dos equipamentos.



O Ministério da Educação tem também a decorrer um inquérito junto dos professores que se destina a perceber o modo como os equipamentos informáticos e as tecnologias são utilizados na preparação diária das aulas e, posteriormente, na sala de aula.



Numa outra vertente, o Ministério da Educação, através do Programa Nónio, prepara ainda a edição portuguesa da eSchola, uma iniciativa da European Schoolnet que decorre entre 8 de Abril e 9 de Maio e que se destina a promover o intercâmbio entre escolas europeias através da Internet e incentivar a utilização pedagógica das tecnologias de informação e comunicação.



Em comunicado de imprensa explica-se que a iniciativa pretende ser um contributo para a implementação das políticas e estratégias para a Sociedade do Conhecimento, no âmbito da iniciativa europeia eLearning.



Segundo o Ministério da Educação, trata-se de uma demonstração alargada das TIC como ferramenta de ensino e aprendizagem, em que o sector público e privado podem colaborar no sentido de ajudar as escolas a explorar as tecnologias e dar visibilidade a boas práticas e experiências inovadoras.



No endereço www.dapp.min-edu.pt/nonio/eschola2002, poderão ser registadas, online, actividades que as escolas e outros parceiros desejem realizar durante o evento.



Notícias Relacionadas:

2002-01-29 - Ministério da Educação apresenta vencedores do X Concurso Nacional de Software Educativo

2002-01-23 - Ensino à distância para jovens internados envolve 3 Ministérios

2001-11-22 - Os "Di@s da Net" em Portugal durante esta semana