A Ipsos efectuou recentemente um estudo sobre os hábitos de consumo de música digital nos Estados Unidos, apurando que é entre os mais jovens que os leitores de MP3 têm mais sucesso. Os resultados revelaram que 54 por cento dos jovens com mais de 12 anos possuem leitores de MP3, enquanto na faixa etária imediatamente superior, dos 18 aos 34 anos, a taxa de posse baixa para 30 por cento.


Os números apresentados no estudo mostram ainda que na análise geral à população norte americana, um em cada cinco indivíduos possui um leitor de música digital, sendo que um em cada vinte indivíduos dispões de mais de um dispositivo de MP3.



Entre as faixas etárias mais altas regista-se um menor volume de aquisições, existindo apenas 13 por cento dos utilizadores com idades entre os 35 e 54 anos que possuem leitores de MP3.



Na separação por sexos verifica-se ainda que são os homens que mais utilizam estes leitores, com 24 por cento de respostas afirmativas contra 16 por cento por parte das mulheres.



Quanto ao tempo de uso, 48 por cento dos donos de leitores de MP3 usam o dispositivo 12 horas por semana. Já os mais jovens usam os MP3 por 16 horas semanais, em média, mas possuem menos conteúdo armazenado nos aparelhos. No geral, os inquiridos possuem cerca de 700 músicas armazenadas nos seus leitores digitais.



Para 44 por cento dos consumidores inquiridos as colecções de Cds são as principais fontes de conteúdos para os leitores de MP3, enquanto que 6 por cento dos utilizadores opta por descarregar músicas das colecções dos amigos. Por outro lado, 25 por cento dos utilizadores utiliza os serviços online e 19 por cento recorrem a redes de partilha de ficheiros.



O estudo revelou ainda que os mais novos utilizam os aparelhos para ver vídeos ou ouvir rádio, para além do armazenamento de faixas de música.



De acordo com a Associação da Indústria de Electrónica de Consumo, as vendas de leitores de MP3 contabilizaram 4,23 mil milhões de dólares em 2005, sendo que os dispositivos representaram 85 por cento de todos os produtos de áudio portáteis fabricados no ano passado.



Matt Kleinschmit, vice presidente da Ipsos revela à BBC que "durante o último ano o mercado de música digital tem vindo a crescer", verificando que "não se contabilizam apenas novos utilizadores, como também um aumento de aparelhos adquiridos por pessoa".



Notícias Relacionadas:

2005-10-18 - Mercado de leitores de música digital em ascensão até 2009

2005-08-12 - Leitores de música digital vão perder capacidade para atrair novos utilizadores