O Conselho de Ministros da Agência Espacial Europeia (ESA) a realizar entre hoje e amanhã em Edimburgo, no Reino Unido, conta com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago. Esta é a primeira vez que Portugal participa como membro de pleno direito numa reunião desta natureza.



Presentes estarão, igualmente, representantes dos quinze Estados membros da União Europeia e do Canadá, sendo que o ponto principal da agenda são os financiamentos dos programas da ESA.



Portugal irá aproveitar esta ocasião para determinar o interesse da sua participação na realização de programas opcionais onde se incluem as Telecomunicações, Navegação, Observação da Terra, Futuras Oportunidades de Voo da Estação Espacial Internacional, Ariane 5 – projecto de lançamento de satélites –, e o programa Aurora – plano a longo prazo de exploração robótica e humana de corpos no sistema solar.


O presidente da Comissão Europeia, Romano Prodi, estará também presente nesta reunião com o objectivo de reforçar a relação entre a CE e a ESA. A necessidade de estabelecer laços mais claros e definidos com a agência espacial é considerada por Romano Prodi essencial para avançar no sentido de concretizar a politica espacial Europeia. O presidente vai confirmar a intenção da Comissão Europeia de desempenhar um papel mais activo na parceria com a ESA e de disponibilizar fundos para projectos espaciais no âmbito do programa quadro para a investigação.


Notícias Relacionadas:

2001-03-02 - ESA cria projecto de tecnologia de segurança aérea por satélite

2000-07-17 - Engenheiros portugueses na ESA e no CERN