Está aberto o concurso para a atribuição de bolsas de estudo para Doutoramento e Pós-Doutoramento no âmbito do programa que une a universidade norte-americana MIT ao Estado português.



A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) anunciou em comunicado que a iniciativa tem espaço para 48 participantes que, através das bolsas financiadas pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, poderão aprofundar os seus conhecimentos em Portugal e nos Estados Unidos.



Os cursos de Doutoramento dividem-se em quatro áreas - Sistemas de Bio-Engenharia, Líderes para Indústrias Tecnológicas, Sistemas Sustentáveis de Energia e Sistemas de Transporte - havendo para cada uma delas nove bolsas disponíveis. Estes cursos destinam-se a licenciados ou mestres e tendem a abordar os temas especificados no programa MIT-Portugal.



Por outro lado, os Pós-Doutoramentos dirigem-se preferencialmente a indivíduos doutorados há menos de cinco anos e visam a realização de trabalhos de investigação em instituições científicas nacionais. Estes cursos dividem-se em três áreas - Engenharia de Concepção e Sistemas Avançados de Produção, Sistemas Sustentáveis de Energia e Sistemas de Transporte - com cada uma a dar direito a quatro bolsas.



Todas as candidaturas devem ser enviadas electronicamente através do site do programa MIT-Portugal ou pela páginas da FCT dedicada à iniciativa.

Notícias Relacionadas:

2006-10-11 - Empresas portuguesas comprometem-se no Programa MIT-Portugal