
O mercado global de produtos electrónicos começou este ano com resultados positivos e um crescimento de 13 e 15 por cento, face a 2009, nas regiões da Ásia Pacífico e África e Médio Oriente, respectivamente. Mas a Europa ficou aquém das demais regiões.
Os resultados dizem respeito ao primeiro trimestre de 2010 e foram apresentados pela GfK, que dá conta de uma recuperação lenta, de apenas 4 por cento, nos mercados de electrónica de consumo, tecnologias de informação, fotografia e telecomunicações da Europa Ocidental.
Já na Europa de Leste, onde eram esperados desempenhos positivos, as vendas continuam a cair, com facturações 12 por cento inferiores às registadas no mesmo período do ano passado. Ainda assim, melhor que a evolução de 2008 para 2009, altura em que se registaram quebras de 24 por cento.
Outro dos indicadores considerados positivos pelos analistas diz respeito aos dez produtos mais importantes para este mercado (responsáveis por 85 por cento do seu valor total).
Enquanto entre 2008 e 2009 apenas os LCDs, portáteis, consolas e smartphones conseguiram crescer em vendas, este ano há oito itens da lista a registarem subidas, para além dos produtos não incluídos neste "top ten" que também viram a procura crescer no primeiro trimestre de 2010: leitores de MP3/MP4 (+1%) e dos Sistemas de Som (+6%).
No início do segundo trimestre a tendência mantinha-se, faz notar a mesma fonte, que compara o mês de Abril com o seu homólogo e verifica um crescimento em "quase todas as regiões", num total de mais 14 por cento de facturação - a excepção continua a ser a Europa do Leste, que cai 8 por cento.
Segundo a GfK, o crescimento está a ser sustentado principalmente por países como o Brasil (que aumentou 42% a sua facturação), a China (+16%) e a Índia (+11%).
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários