Durante este ano as empresas que prestam serviços de outsourcing irão enfrentar novos desafios resultantes da crescente competitividade que se fará sentir no mercado. Os resultados da análise da empresa TPI mostram que nos últimos três meses de 2006 foram atingidos os valores mais baixos dos últimos cinco anos, referentes ao mesmo trimestre, no que diz respeito ao volume de contratos outsourcing efectuados.



A análise, efectuada pela mesma companhia, revela que em 2005 o número de novos acordos desta categoria, excluindo os de renovação, diminuiu oito pontos percentuais em relação aos valores habituais.



As estimativas para o futuro prendem-se essencialmente com a criação de contratos com menor tempo de duração, mais específicos e com maior precisão no tipo de actividades a desenvolver.



O director da TPI para as regiões EMEA e Ásia - Pacífico, Duncan Aitchison, citado pelo Vnunet, afirma que o encurtamento dos prazos de duração dos acordos irá obrigar os prestadores de serviços a competir mais entre si de forma a "estabilizarem o nível do negócio". A juntar à concorrência entre empresas, o valor financeiro dos contractos será outro dos factores de selecção decisivos ao longo do ano, acrescentou o responsável.



Mesmo assim, e apesar dos valores obtidos no final do ano que passou, o balanço final aponta para a concretização de 350 contratos, o que ultrapassa o número anteriormente registado: 341.



A competitividade entre prestadores de serviços outsourcing tem levado à disputa entre empresas na luta pela maior quota de mercado. O número de empresas a ganhar contratos aumentou 64 por cento nos últimos quatro anos, estando as seis principais companhias do sector - Accenture, ACS, CSC, EDS, HP and IBM - a perder os lugares de topo.



As grandes do outsourcing, perderam, nos últimos quatro anos, 25 por cento da quota global de contratos, passando dos 71 por cento, em 2002, para os 46 por cento no ano passado.

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