A Gartner publicou o resultado de um estudo referente à venda de PDAs no mundo. Os dados compilados pela consultora revelam que entre Abril e Junho deste ano foram comercializados 3,7 milhões de equipamentos, um número que representa a aceitação por parte do público da "integração de tecnologia WAN nos PDAs e o sucesso das estratégias de marketing utilizadas pelas operadoras", refere Todd Kort, analista do Gartner Group.


Apesar do número de vendas registadas durante o segundo trimestre de 2006 corresponder a um aumento de 2,7 por cento face ao mesmo período do ano passado, as receitas mundiais do sector caíram 4,1 por cento, alcançando vendas na ordem dos 1,38 mil milhões de dólares, avança a Gartner.


O preço de venda dos PDAs também registou um decréscimo quando comparado com os valores praticados há um ano atrás, tendo chegado aos 373 dólares por cada unidade. A Gartner refere que a quebra de preços é justificada pelo envelhecimento das linhas de produtos, já que ao longo do ano foram lançados novos dispositivos nos quais os operadores apostaram mais.


O crescimento do mercado de PDAs ao longo do segundo trimestre deste ano foi gerado por fabricantes que normalmente não ocupam os lugares de topo nas vendas, tais como, a Mio Technology, a Motorola e a Danger Research.


Por outro lado, as fabricantes que habitualmente ocupam os primeiros lugares na tabela, como a Research In Motion (RIM), a Palm, HP ou a Dell, mantiveram as suas vendas, embora demonstrem tendência a baixar.


Mesmo tendo diminuído o número de unidades comercializadas em 1,1 por cento, a RIM manteve-se na primeira posição contabilizando 22,5 por cento das vendas mundiais de PDAs.


A Nokia foi a fabricante que registou um maior decréscimo nas vendas registando menos 40,5 por cento de PDAs vendidos face ao mesmo período do ano passado. A Palm registou uma queda de 26,7 por cento que, de acordo com os analistas da Gartner, está relacionada com o facto da empresa não colocar nenhum dispositivo novo no mercado desde o final do ano passado.


No que se refere a sistemas operativos, a Microsoft abrange 54,2 por cento das plataformas vendidas no segundo trimestre do ano. O sistema operativo da RIM contabiliza 22,5 por cento, seguindo-se do Palm OS com 13,4 por cento.

Notícias Relacionadas:

2005-05-06 -Gartner diz que PDAs voltam a recuperar terreno

2005-03-07 - PDAs em trajectória descendente até 2009

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.