
O mercado português de produtos tecnológicos sofreu uma quebra de 14,3 por cento no final de 2008, altura em que valia 811 milhões de euros.
Segundo os dados compilados pela consultora, no quarto trimestre do ano que passou, o valor acumulado do mercado era de 2829 mil milhões de euros, ou seja, menos 7 por cento em facturação face ao período homólogo de 2007.
O mercado em questão entrou em quebra a partir do segundo trimestre de 2008, mantendo a mesma tendência até ao final do ano. Os sectores de telecomunicações, tecnologias de informação, electrónica de consumo e fotografia foram os que sofreram maior quebra - todos com quedas de dois dígitos, entre os 31,5 e os 10,8 por cento.
No relatório da GfK, o sector das telecomunicações aparece como o mais prejudicado. Segundo os números apresentados, o segmento em questão apresentou uma variação negativa de 31,5 por cento face ao período homólogo e um volume de vendas de 454 milhões de euros - face aos 543 milhões obtidos um ano antes.
Já a electrónica de consumo registou um volume de vendas de 193 milhões de Euros, enquanto que o mercado de fotografia chegou aos 33 milhões de euros. No que se refere à procura de PCs portáteis, o volume de vendas fixou-se nos 168 milhões de euros, menos 16,9 por cento do que no ano anterior. Em relação aos equipamentos de escritório, onde se incluem as multifunções e outros produtos da mesma natureza, a quebra foi de 7,8 por cento, para os 75 milhões de euros no 4º trimestre e para os 298 milhões no total de 2008 (menos 2 por cento do que em 2007).
Tal como foi referido, o único segmento que conseguiu apresentar uma variação positiva no quarto trimestre de 2008 - 2,9 por cento - foi o dos pequenos electrodomésticos. A facturação total deste sector no final do ano ficou-se nos 164 milhões de euros, o que representou uma subida de 5,5 por cento.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários