No terceiro trimestre do ano a publicidade online nos Estados Unidos caiu 5,4 por cento face ao mesmo período do ano passado. Contudo, a receita obtida por esta via, face ao trimestre anterior, aumentou 1,7 por cento no mercado que serve de barómetro para o resto do mundo, o que representa o primeiro crescimento sequencial desde finais de 2008.

Os números revelados pelo Interactive Advertising Bureau, com base num estudo da PriceWaterHouseCoopers, detalham que no período em análise a publicidade online gerou receitas de 5,5 mil milhões de dólares.

O número é inferior aos 5,84 mil milhões gerados entre Julho e Setembro de 2008, o trimestre homólogo, mas superior aos 5,43 mil milhões que tinham sido acumulados nos três meses anteriores.

A consultora que preparou o estudo sublinha que a performance do mercado tem sido afectada pelo abrandamento da economia, mas também sublinha que este mercado deu provas, durante este período, de uma maior resistência a estas oscilações.

A PWHC também defende que com a recuperação da economia o mercado da publicidade online tem condições para confirmar as expectativas de se tornar cada vez mais promissor e uma alternativa de relevo perante os meios tradicionais.