O mercado de soluções de segurança deverá facturar este ano 16,5 mil milhões de dólares, valor 11,3 por cento acima dos14,8 mil milhões registados em 2009, de acordo com as estimativas da Gartner. O mercado de consumo continua a ser o mais representativo.

Embora a crise económica tenha provocado uma desaceleração no segmento, que cresceu sete por cento em 2009, a consultora considera que as soluções de segurança estarão na lista de prioridades das empresas para este ano.

"No geral, a segurança continua a ser uma das áreas com crescimento mais rápido no mercado empresarial de software", assegura a Gartner, embora o segmento de consumo se apresente como o mais representativo do mercado.

O sector deverá gerar 4,2 mil milhões de dólares (3, 28 mil milhões de euros) de receita em 2010, valor 7,7 por cento acima dos 3,9 mil milhões de dólares registados em 2009.

A subida das receitas virá acompanhada de uma mudança no modelo tradicional de licenciamento, que será substituído por contratos de software as a service(SaaS).