A China, Coreia do Sul e Formosa estão entre os países cuja procura irá impulsionar o crescimento do mercado de semicondutores na Ásia, indica um estudo do Gartner Group. A empresa calcula que o mercado irá gerar este ano vendas de 67 mil milhões de dólares, registando um crescimento de 14 por cento.



Já em 2004 esse valor poderá aumentar, com taxas de crescimento de 20 por cento que corresponderão a receitas globais na ordem dos 86 mil milhões de dólares nesta região. O mesmo índice de crescimento é esperado para o ano seguinte, novamente às custas das três regiões, com destaque para a China que lidera a procura.



O mercado asiático assume assim um papel preponderante na recuperação do mercado de semicondutores - fortemente afectado com o abrandamento do crescimento económico à escala mundial - apresentando um crescimento quatro pontos percentuais acima do estimado para o mercado como um todo.



As vendas globais de semicondutores deverão atingir os 173 mil milhões de dólares, mais 11 por cento que no ano anterior, altura em que as receitas se fixaram nos 156 mil milhões de dólares. Os números globais estimados para este ano são, ainda assim, boas notícias, tendo em conta que entre 2001 e 2002 o mercado cresceu apenas 1,4 por cento, segundo dados apurados pela mesma consultora.



O Gartner Group acredita que, ao longo do segundo trimestre, o mercado de semicondutores continuará a sofrer as consequências da actual situação económica mundial, o que provocará alguma retracção nas intenções de investimento dos grandes players. A consultora acrescenta, por outro lado, que as grandes empresas dão sinais de se estarem a preparar para o processo habitual de renovação das máquinas obsoletas, o que terá um impacto muito negativo em mercados com performance menos positiva que o asiático.



Notícias Relacionadas:

2003-06-15 - Indústria de semicondutores deverá crescer 16,8 % em 2004


2003-01-02 - Vendas de chips aumentam na Europa mas descem nos EUA e no Japão

2003-02-25 - Gartner Dataquest prevê retoma das vendas de semicondutores no segundo semestre

2001-06-20 - Indústria de semicondutores cai 21% em 2001