
A tendência não é nova e nem o mês do Natal serviu para a inverter. Os dados mais recentes da consultora NPD revelam que ao longo do mês passado as vendas de consolas, jogos e acessórios para videojogos no mercado norte-americano caíram 21%, totalizando uma receita de 3,99 mil milhões de dólares.
Os números, como admite a consultora, não surpreendem tendo em conta que o período é de fim de ciclo de vida para as principais consolas do mercado. Isso explica a diminuição das vendas de consolas e também ajudará a explicar um abrandamento na venda dos jogos, mesmo com o reforço de novidades que costuma animar a quadra.
Os jogos mais vendidos no Natal foram Call of Dutty: Modern Warfare 3 e Just Dance 3, embora menos que o previsto. O mercado de software associado ao mercado de videojogos valeu em dezembro 2,04 mil milhões de dólares, menos 14% que no período homólogo. No hardware o tombo foi ainda maior: 27%, para 629 milhões de dólares.
As perspetivas para os próximos meses podem não ser melhores. Das três principais fabricantes do mercado de consolas, apenas a Nintendo já revelou que vai lançar durante este ano a Wii U com ecrã de toque.
No ano que acaba de terminar o mercado de videojogos registou vendas de 17,02 mil milhões de dólares, menos 8% que em 2010. No hardware a queda de vendas ao longo de todo o ano foi de 11%, tal como nos acessórios. No software foi menor e ficou-se pelos 6%.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Peugeot renova o 308: novo rosto, mais tecnologia e autonomia elétrica reforçada -
App do dia
Silver and Blood: Histórias de vampiros num jogo de estratégia tático por turnos -
Site do dia
Transforme as fotos de perfil das redes sociais em imagens de Funko Pops ou estilo GTA 6 -
How to TEK
Explore o seu passado digital: 5 truques eficazes do Google Fotos para “viajar no tempo”
Comentários