Segundo um estudo da IDC o mercado europeu de smartphones cresceu 121 por cento no primeiro trimestre de 2003, fundamentalmente devido aos bons resultados de marcas como a Sony Ericsson, Nokia e Orange.

Quanto às vendas de PDAs, estas mantiveram-se fracas no mesmo período, com o mercado apenas a reagir positivamente ao lançamento, em Fevereiro, do modelo de baixo custo Axim da Dell. De resto, a Palm continuou a liderar o referido sector com a HP a obter bons resultados com o lançamento do modelo de pequena dimensão iPac H1910, que lhe permitiu manter a sua confortável posição no mercado.

O segmento dos computadores de bolso com software Pocket PC está cada vez mais concorrencial, registando-se a entrada de duas novas marcas, a Dell e a Viewsonic, num mercado cada vez mais caracterizado pelo domínio de marcas de linha branca como a Mediom, Yakumo ou Mitac.

Quanto aos dispositivos convergentes (onde se incluem os smartphones e os PDAs), a sua quota dentro do mercado global de equipamentos móveis é agora de 59 por cento, com os equipamentos baseados em software do consórcio Symbian a ocuparem o topo da tabela de vendas.

O sucesso dos novos Nokia 3650 e Sony Ericsson P800 ajudaram os equipamentos baseados em software Symbian a aumentar a quota de mercado, ocupando agora 85 por cento do total de dispositivos convergentes. Para 2003, a IDC espera mesmo que os novos modelos baseados na Series 60 da Symbian possam vender mais do que todas as outras marcas juntas.

Notícias Relacionadas:
2002-01-31 - Symbian recebe reforço de financiamento de 34 milhões de euros
2003-02-17 - Líderes do mercado móvel discutem desafios no 3GSM World Congress