O diretor para o Net Futures, da DG Connect da Comissão Europeia, passou esta manhã pela Portugal Internet Week, onde detalhou os principais pilares da estratégia comunitária para um Mercado Único Digital.

O plano europeu é ambicioso e entre 2015 e 2016 prevê a implementação de um conjunto de medidas legislativas que eliminem barreiras, promovendo um melhor acesso dos consumidores e das empresas a bens e serviços digitais e criando condições mais favoráveis para o desenvolvimento desses serviços.

Promover uma maior confiança nos serviços digitais, rever o quadro dos meios de comunicação social e a legislação de direitos de autor, ou garantir a disponibilidade de uma banda larga rápida estão entre os domínios visados pelas medidas alinhadas pela CE.

Portugal parte para os desafios do Mercado Único Europeu numa posição confortável em áreas como a utilização de espetro, ou a cobertura das infraestruturas de comunicações e também não apresenta maus resultados no que se refere à utilização de Internet (embora o número de pessoas que nunca usaram a Internet em Portugal seja superior à média europeia), ou às competências digitais. Mas também aqui, se é um facto que 43% dos portugueses tem este tipo de competências é de ressalvar que que metade da população não as tem, sublinhou Mário Campolargo. O número de trabalhadores com conhecimentos na área das TIC em Portugal também está abaixo da média europeia.

Numa entrevista flash ao TeK, o responsável deu mais detalhes sobre aqueles que podem ser os maiores desafios para Portugal nesta “entrada” no Mercado Único Digital, mas também falou nas oportunidades para as empresas locais e do resto da Europa, resultado das medidas legislativas que a Comissão Europeia quer implementar, mas também dos esforços feitos no envolvimento da indústria e no alinhamento de projetos de investigação com este princípio. Também explica porque devem ser otimistas as expectativas em relação à capacidade da União Europeia para implementar as medidas previstas e criar, de facto, um Mercado Único Digital.    

 

 

Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.