A Meta, dona do Facebook e do Instagram, está a estudar novas formas de fidelizar utilizadores e gerar receita, a partir das plataformas do grupo. Segundo o Financial Times, a empresa tem estado a trabalhar numa moeda digital para o Metaverso, os Zuck Bucks, ou dólares Zuck, como designam para já as equipas internas.

Ao contrário da intenção subjacente ao Diem, uma criptomoeda que a companhia apoiava e de que acabou por desistir recentemente, os Zucks não deverão ser uma moeda com propósito de utilização universal e gestão descentralizada a partir da blockchain, mas um token in-app para usar dentro das plataformas da empresa, controlado pela Meta.

O jornal dá o exemplo dos Robux, a moeda virtual do jogo Roblox, que conseguiu transformar-se num enorme sucesso e que será algo próximo do conceito que a Meta quer explorar com este projeto, ainda sem confirmação oficial.

NFTs chegam ao Facebook em maio

As fontes do FT, que citam uma nota interna da empresa, adiantam ainda que a empresa conta lançar já em maio um piloto que vai testar outra novidade: a publicação e partilha de NFTs no Facebook.

A empresa quererá também testar o interesse dos utilizadores em participar em grupos do Facebook com acesso condicionado à propriedade ou cunhagem de NFTs, e deve fazê-lo logo a seguir.

Ao mesmo tempo, está a explorar outras formas de tirar partido da tecnologia blockchain, como sejam os conceitos de token social e de reputação. Estes tokens podem vir a ser usados como recompensas para reconhecer contributos importantes em grupos do Facebook, exemplifica-se.

Em março Mark Zuckerberg já tinha anunciado que o Instagram ia passar a ter NFTs, em relação às restantes novidades a empresa para já não comenta. Numa intervenção no festival South by Southwest (SXSW), o responsável revelou que a empresa está a “trabalhar no processo” para garantir suporte a tokens não fungíveis na rede social.

Embora tenha afirmado que não estava propriamente preparado para anunciar já os planos da tecnológica, Mark Zuckerberg indicou que os NFTs chegarão à plataforma ao longo dos próximos meses, assim como a possibilidade de os utilizadores cunharem os seus próprios tokens, uma indicação alinhada com a destas novas informações.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.