A Microsoft vai dar um prémio de 1.500 dólares (1.265 euros) aos funcionários, como compensação pelas dificuldades impostas pela pandemia nos últimos meses. Numa nota interna a que o The Verge teve acesso, a empresa explica que este bónus único é dado “em reconhecimento pelo ano fiscal único e desafiante que a Microsoft acaba de completar”. 

O bónus será dado aos colaboradores da empresa nos vários países onde a tecnológica opera e aplica-se a todos os funcionários abaixo do vice-presidente da empresa, que tenham começado a trabalhar na Microsoft até 31 de Março de 2021. É extensível aos diferentes tipos de vínculo contratual mantidos pela empresa, incluindo trabalhadores parciais ou à hora. Pelas contas do The Verge vai custar à empresa qualquer coisa como 200 milhões de dólares. 

A Microsoft não é a primeira empresa de tecnologia a anunciar uma iniciativa deste tipo. No ano passado também o Facebook ou a Amazon distribuíram prémios para compensar os colaboradores pelos desafios adicionais da pandemia. 

No caso do Facebook foram distribuídos por cada um dos 45 mil colaboradores da empresa mil dólares. A Amazon optou por um bónus de Natal de 300 dólares, atribuído aos colaboradores na linha da frente.    

A Microsoft soma 175.508 empregados em todo o mundo. Segundo o The Verge, os colaboradores de empresas do grupo como o LinkedIn, GitHub e ZeniMax não estão incluidos no bonus.