A Microsoft anunciou hoje a maior aquisição da sua história. A operação de 6 mil milhões de dólares (4,4 mil milhões de euros) visa uma empresa de publicidade online e representa mais um passo na estratégia da companhia de Bill Gates para ganhar terreno no negócio da Internet.



O valor oferecido pela aQuantive representa um prémio de 85 por cento, face ao valor de fecho da companhia na bolsa ontem ao final do dia, o que ilustra a importância do negócio para a Microsoft.



A maior fabricante mundial de software pessoal já tinha estado interessada na compra da Double Click, mas esta acabou por ser adquirida pela Google que pagou 3,1 mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de euros) para reafirmar o seu peso no mercado de publicidade online. Um mercado que de acordo com algumas previsões vale actualmente 40 mil milhões de dólares e ao longo dos próximos anos deverá crescer a uma taxa média de 20 por cento.



É com base nestas previsões que a Microsoft justifica o negócio e considera que a aQuantive é "exactamente a companhia certa para comprar". Citado por vários órgãos de informação, Chris Liddell, CFO do grupo, acrescenta que a aQuantive tem tecnologias muito complementares às da Microsoft e uma forte capacidade para adicionar valor à empresa.



O anúncio da Microsoft surge um dia depois de outra grande movimentação no mercado da publicidade online com a anunciada compra da 24/7 Real Media pelo grupo de marketing WPP, um negócio de 649 milhões de dólares.



A aquisição da aQuantive deverá estar concluída no primeiro trimestre do próximo ano. A empresa vai manter a marca e a estrutura de 2600 empregados.



Notícias Relacionadas:

2007-04-16 - Google concretiza compra da DoubleClick por 3,1 mil milhões de dólares