A aquisição da empresa dinamarquesa fornecedora de soluções de e-business para PMEs, Navision, pela Microsoft acaba de ser confirmada por esta última em comunicado de imprensa. Tal como já tínhamos noticiado previamente, trata-se de uma venda estratégica que transforma a companhia norte americana na maior fornecedora mundial de software de planeamento empresarial para PMEs.



A aquisição está estruturada para ser uma compra em acções e dinheiro baseada numa oferta de 300DKK (40 euros) por acção. A totalidade da transacção está avaliada num total de 1,4 mil milhões de euros.



Assim que o processo de aquisição estiver completo, a Navision vai tornar-se parte da divisão de Business Solutions da Microsoft e a sua sede na Dinamarca vai transformar-se no centro operacional e de desenvolvimento da Microsoft Business Solutions na Europa, Médio Oriente e África – EMEA –, sendo também o maior centro de desenvolvimento de produtos da Microsoft fora do território norte americano.



Este acordo, aliado à recente compra da Great Plains – actual Microsoft Great Plains Business Solutions – vai, segundo a empresa americana, melhorar a sua capacidade para fornecer soluções de negócios .NET interligadas para pequenas e médias empresas.



Para Paulo Leal, Director Geral da Navision Portugal, trata-se de um negócio positivo para ambas as partes que irá "a fortalecer as operações da Navision no domínio das empresas de software líderes mundiais", todavia, não deixa de referir que a empresa tinha capacidade para prosseguir sozinha.



De acordo com Steve Ballmer, director executivo da Microsoft, quem vai lucrar são as PMEs que em muitos casos possuem processos de negócio que ainda não beneficiam das vantagens tecnológicas.



Tanto Preben Damgaard como Jesper Balser, directores executivos da Navision, vão continuar como director de operações EMEA e director da estratégia global para a Microsoft Business Solutions, respectivamente.



Notícias Relacionadas:

2002-04-30 - Microsoft pode vir a adquirir dentro em breve Navision

2002-04-11 - Marketlink é o novo parceiro da Navision na implementação de soluções em Portugal

2001-09-20 - Navision promove adaptação ao Euro sem sobressaltos

2001-04-19 - Navision e Rent@soft estabelecem parceria na área do hosting