Depois de em Setembro ter anunciado uma reorganização das suas unidades de negócio, com o objectivo de tornar a empresa menos burocrática, a Microsoft prepara-se agora para dividir a divisão de entretenimento e dispositivos em quatro negócios distintos.



A decisão foi comunicada aos trabalhadores via email e é justificada com a necessidade de orientar a divisão responsável pelo negócio de vídeojogos para "estratégias de longo prazo e novas relações de parcerias", cita a C|Net.



De acordo com a mensagem de correio electrónico, a decisão de reestruturar a unidade surgiu em Novembro depois do lançamento nos Estados Unidos da Xbox 360 e vai criar na empresa mais espaço para a identificação de novas oportunidades de negócio, naquela área de actuação.



"Vou continuar a ter um papel importante na área dos jogos, mas vou passar mais tempo a pensar nos nossos grandes desafios e nas oportunidades que atravessam a divisão" detalha o responsável da divisão Robbie Bach.
A unidade dirigida por este responsável já tratava quatro áreas distintas: New Entertainment, negócio que engloba as áreas de música, vídeo e televisão digital; Interactive Entertainment que inclui a Xbox e jogos para o Windows; Consumer Productivity Experiences que inclui as áreas de ratos e teclados e finalmente a área de mobilidade e comunicações. As quatro ganham nova autonomia e respondem directamente a responsáveis diferenciados.



Recorde-se que em Setembro a Microsoft concentrou em três as unidades de negócio da empresa, uma medida que além de desburocratizar a organização teve como objectivo melhorar a sua capacidade competitiva contra os principais concorrentes. No âmbito desta reestruturação passou a existir uma divisão que se ocupa do Office e outros produtos de software, uma outra para se ocupar do Windows e MSN e uma terceira para tratar dos negócios relacionados com a Xbox, consumo e dispositivos. É esta última que sofre agora novas alterações.



Notícias Relacionadas:

2005-09-21 - Microsoft reorganiza-se em três grandes unidades de negócio

2005-09-15 - Microsoft Portugal reorganiza área de serviços aproximando-se mais dos clientes