O acordo de licenciamento cruzado agora assinado entre as duas empresas estende o acesso ao portefólio de patentes das duas companhias, o que vai permitir uma utilização mais extensiva das tecnologias da Canon nos produtos da Microsoft e vice-versa.



As empresas revelaram que as patentes envolvidas no acordo de licenciamento cruzado visam essencialmente as áreas de dispositivos móveis e imagem digital, áreas onde a Microsoft está a fazer uma forte aposta, sobretudo depois da compra da Nokia e do investimento numa linha própria de tablets.


Microsoft e Canon já mantinham acordos de licenciamento de propriedade intelectual, ou não estivessem ambas no top das empresas com maior número de patentes registadas nos Estados Unidos.


No ano passado a Canon foi a terceira empresa com maior número de patentes registadas no país (3.825). A Microsoft ficou na quinta posição da mesma tabela, com 2.660 registos.


"Este acordo é uma extensão natural do relacionamento de longo prazo que mantemos com a Microsoft e do nosso compromisso com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras", sublinhou Hideki Sanatake da Canon, enquanto a Microsoft sublinha a importância do acordo para o desenvolvimento de novos produtos inovadores.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico