No âmbito do Plano Tecnológico, a Microsoft e o Ministério da Defesa Nacional querem abrir um novo centro de investigação em Portugal, desta vez dedicado à área da defesa. O Microsoft Innovation Centre visa colaborar no desenvolvimento de investigação, tecnologias ou soluções de software para o referido ministério.



Esta parceria envolve uma combinação entre o Estado, as Universidades e a Indústria de Defesa Nacional e estabelecerá e desenvolverá uma plataforma de trabalho conjunto para potenciar a economia de software local em torno do mercado da defesa nacional.



Neste campo, a Microsoft quer integrar as componentes desenvolvidas no Microsoft Language Development Centre de Lisboa, utilizando a língua portuguesa nos respectivos interfaces e disponibilizar conteúdos técnicos necessários ao Centro de Inovação, nomeadamente através da criação de uma biblioteca sobre a plataforma .NET, da organização de workshops e acções de formação com vista à utilização e à divulgação das tecnologias emergentes necessárias às actividades do centro.



É de salientar que esta estrutura estará articulada com a rede de centros de inovação Microsoft, nacionais e internacionais, o que garante o enriquecimento das soluções a produzir, bem como o intercâmbio de soluções com os parceiros estrangeiros do Estado Português, onde se incluem os Países da União Europeia e os PALOP.



Notícias Relacionadas:

2007-09-21 - Microsoft e GeRAP unem-se na criação de um centro I&D de software para a Administração Pública