A Microsoft parece continuar em forma apesar da debilidade verificada no sector da informática. No quarto trimestre do seu exercício fiscal, a empresa de Bill Gates conseguiu aumentar as suas receitas em 10 por cento, atingindo os 7,25 milhões de dólares (7,14 mil milhões de dólares).



Beneficiando com as vendas do Windows XP, os lucros da gigante da informática ascenderam a 1,5 mil milhões de dólares (1,47 mil milhões de euros) durante este mesmo período, face a um resultado de 65 milhões de dólares (64 milhões de dólares) registado no exercício anterior.



Apesar dos resultados positivos, a gigante do software decidiu rever ligeiramente em baixa as previsões para o exercício fiscal de 2003, afirmando que a procura por produtos informáticos ainda não está totalmente recuperada. A Microsoft espera que as suas vendas se situem entre os 31,4 e os 32 mil milhões de dólares em 2003 (entre os 3,09 e os 3,15 mil milhões de euros), comparativamente a uma previsão anterior que oscilava entre os 31,5 mil e os 32,4 mil milhões de dólares.



Abaixo das expectativas, o volume de vendas da consola de jogos Xbox foi um dos principais pontos negativos para os resultados da empresa neste período.



Por seu lado, a Sun Microsystems, uma das rivais da empresa de Bill Gates, conseguiu regressar ao lucro durante o seu quarto trimestre fiscal, com resultados líquidos de 20 milhões de dólares, comparativamente a perdas de 88 milhões de dólares em período homologo do ano fiscal anterior.



A facturação da empresa baixou, porém, 14 por cento, até aos 3,4 mil milhões de dólares, face aos 4 mil milhões registados há um ano atrás. No conjunto do ano, as vendas da fabricante norte-americana caíram 32 por cento, a primeira queda de facturação anual da empresa desde que marca presença em bolsa.



Notícias Relacionadas:

2002-07-18 - Symantec inicia vaga de aquisições e transforma prejuízos em lucros

2002-07-18 - Resultados financeiros da Nokia cumprem previsões

2002-07-17 - Motorola, Intel e Apple divulgam resultados trimestrais

2002-03-05 - Sun Microsystems Portugal aumenta volume de negócios de 2001 em 11 por cento

2002-04-19 - IBM, Microsoft, Sun e Compaq divulgam resultados financeiros do trimestre

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.