A Microsoft terá de pagar à Immersion, uma empresa da Califórnia, uma indemnização de 26 milhões de dólares pelo uso indevido da tecnologia Haptic, patenteada por aquela empresa. Esta tecnologia, também conhecida por force feedback é utilizada nos joysticks ou outros pontos de contacto entre jogos e máquina, e permite uma maior interacção com o jogo, desencadeando sensações físicas no utilizador.



A acusação da Immersion pelo uso indevido da tecnologia remonta a Fevereiro de 2002, altura em que a companhia anunciou que iria processar a Sony e a Microsoft por utilização abusiva do force feedback nas suas consolas PlayStation e xBox. A gama de joysticks da Microsoft chama-se precisamente Force FeedBack.



O processo contra a Sony está ainda em tribunal, mas a questão com a Microsoft começou a ser resolvida esta semana. Um responsável da empresa adiantou à C|net que o acordo com a Microsoft pode ainda fazer subir o valor da indemnização até aos 35 milhões de euros. A indemnização agora paga permite à Microsoft passará a usar a tecnologia nos seus produtos.



A Immersion apresentou esta semana prejuízos trimestrais de 4,4 milhões de dólares, correspondentes ao período terminado a 30 de Junho. A empresa atribuiu parte dos maus resultados ao uso indevido da sua patente.



Notícias Relacionadas:

2000-10-12 - A força da Microsoft