(Actualizada) Existe desde 1981 e foi a primeira empresa a registar legalmente o nome Microsoft em Portugal. A Microsoft Informática chegou a negociar com a filial portuguesa da empresa de Bill Gates para lhe ceder o nome mas nunca houve acordo entre as empresas. Agora a companhia portuguesa decidiu vender o nome e o negócio no eBay e pede um milhão de dólares.



A proposta terá publicação no site de leilões mas Ricardo Carvalho, CEO da Microsoft Informática, diz que se reserva o direito de não aceitar as propostas que venham a ser apresentadas, avança o Diário De Notícias na edição de hoje.



A coincidência de nomes obrigou a Microsoft de Bill Gates a usar em Portugal um nome diferente - MSFT - e gerou ao longo dos anos alguma confusão com casos de telefonemas trocados e processos judiciais.



As partes têm versões diferentes sobre o evoluir da questão, com o CEO da Microsoft Informática a afirmar que nunca fez propostas à Microsoft para venda do nome, limitando-se a recusar uma oferta que lhe foi feita pela filial da empresa americana. Esta por seu lado assumiu que não chegou a adquirir o nome porque a empresa portuguesa pedia por este valores pouco razoáveis. Hoje a Microsoft de Bill Gates prefere não comentar o assunto, por considerar que é uma questão de outra empresa.



Ao DN, Ricardo Carvalho explica que avançou agora para o leilão por estar próximo o fim de ano e ser altura de definir planos empresariais para o ano seguinte. O mesmo responsável acrescentou que os colaboradores da Microsoft Informática serão integrados noutras empresas do grupo, o the Audiovisual Company.



O Tek não conseguiu falar com Ricardo Carvalho nem encontrar no eBay a proposta da empresa portuguesa, que supostamente ficaria disponível online a partir de hoje.



A Microsoft decidiu entretanto comentar a informação trazida a público pela Microsoft Informática adiantando que "é a legítima e única titular de marcas internacionais, marcas comunitárias e marcas registadas em Portugal".



Na mesma nota de imprensa a empresa acrescenta que pode usar estas marcas "sempre e como entender, seja qual for o meio, sendo a única que pode usar a marca registada Microsoft quer em Portugal quer no resto do mundo".



"Distinto da marca é a existência de uma firma com a designação “Microsoft Informática Lda”, que não possui qualquer direito sobre a utilização da marca registada Microsoft, detida pela Microsoft Corporation para Portugal, assim como para o resto do Mundo", complementa.



Nota de Redacção [18-12-2007 10:01]: A notícia foi actualizada com um comentário da Microsoft Corporation.


Notícias Relacionadas:

2007-12-11 - Microsoft acelera disponibilização do SP1 para o Office 2007