Microsoft, Intel e HP assinaram um memorando de entendimento para a constituição de um consórcio que pretende auxiliar as pequenas e médias empresas (PMEs) europeias a acederem aos fundos comunitários reservados ao investimento em tecnologia e inovação, de modo a fazerem crescer o seu negócio.



Existem 20 milhões de PMEs na Europa, que no total empregam mais de 140 milhões de pessoas. A iniciativa pretende dar a conhecer a existência dos fundos comunitários, uma vez que apenas 45 por cento dos negócios europeus estão informados da sua disponibilização. Entre estes, só quatro por cento costumam concorrer e apenas um quarto destes conseguem os fundos a que concorreram.



O consórcio assenta no Grants Advisor Program, da Microsoft, que oferece às PMEs ferramentas e recursos para procurar oportunidades de financiamento a nível internacional, nacional e regional. Este programa foi lançado como piloto há três anos atrás na Espanha. Foi entretanto testado na República Checa e na França.



Mediante o EU Grants Advisor Consortium, as três empresas oferecerão serviços de consultoria em tecnologia, emprego e financiamento empresarial. Prestarão igualmente ajuda no processo de solicitação de financiamento às PMEs que o desejarem. Será igualmente criado um site dedicado à iniciativa.



A Microsoft, a Intel e a HP esperam alargar o consórcio criando alianças com parceiros locais de modo a fazer chegar a informação a um maior número de PMEs. A iniciativa deverá chegar a todos os membros da União Europeia até Outubro deste ano.



"A nova iniciativa de crescimento e emprego, a nova Agenda de Lisboa, só pode funcionar se for um projecto conjunto. Precisamos de confiar na participação do sector privado, especialmente no desenvolvimento do enorme potencial de inovação das PME", comenta Gunter Verheugen, vice-presidente da Comissão Europeia para a Empresa e Indústria.



Notícias Relacionadas:

2004-03-26 - CE lança iniciativa de assistência à participação de PMEs no 6º Programa Quadro de Investigação

2003-11-12 - Comissão quer mais PMEs no 6º Programa Quadro